Credito Associativo - Entenda as vantagens e desvantagens.

Entenda tudo sobre o crédito associativo.
Muito comum hoje em dia as construtoras adotarem esse tipo de financiamento, principalmente em imóveis econômicos que se enquadram no programa minha casa minha vida. Mas afinal, o que se trata o crédito associativo? Se gostou do artigo, não deixe de comentar, e compartilhar em suas redes sociais, obrigado!


Bom, o crédito associativo é uma modalidade de financiamento custeada com recursos do FGTS, onde a entidade financeira (banco) abre uma linha de crédito voltada para pessoas físicas.

Com seu projeto ainda na planta, a construtora inicia seu tramites legais, necessários para se enquadrar nessa modalidade, os bancos normalmente exigem certos alvarás e registros, como: bombeiros, prefeitura e logico, o registro de incorporação do empreendimento. Após a parte burocrática toda feita, vem a formação de um primeiro grupo de "sócios" compradores que os bancos também exigem, para que iniciem seus contratos de financiamento e custeio das obras. 

Esse primeiro grupo, normalmente gira em torno de 20% (Em média) do total da fase da obra, ou seja, um empreendimento com 100 unidades para a venda em sua primeira fase, só iniciará seus contratos de financiamento com o banco, com aproximadamente 20 unidades negociadas e aprovadas.

Hoje, os bancos mais comum que adotam o crédito associativo são a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, mas há indícios que bancos privados venham adotar essa modalidade brevemente.

Uma das vantagens do crédito associativo é a segurança de entrega da obra, pois quem faz todo o processo de acompanhamento e vistoria será o próprio banco, ou seja, periodicamente um funcionário do setor habitacional da entidade visitará as obras, e com isso repassará a verba a construtora de acordo com seu andamento, com isso tem a segurança que sua obra será entregue dentro do prazo estipulado, um ponto importante que vale ressaltar é: caso aconteça algum problema financeiro com a construtora responsável, o banco poderá trocar por outra à altura, sem problemas, e assim dar andamento as obras de onde parou, e seu cliente não será lesado..

Taxas de inflações diferenciadas: normalmente quando adquirimos imoveis na forma de "sistema repasse" na planta ou em fase construção, pagamos o que chamamos de INCC (Indicie Nacional do Custo da Construção), alguns estados adotam o CUB (Custo Unitário Básico), que você pagará no decorrer das obras, até a sua entrega das chaves, no crédito associativo, quando você assina seu contrato com o banco, o valor de seu saldo devedor bancário congela, e ao invés de pagar todo mês aquela inflação da construção, você só pagará o quanto a sua obra vale naquele momento, o que chamamos de “fase de obra”, ou seja, como a obra será acompanhada rigorosamente pelo banco, se seu andamento estiver em 10% de obra concluída, você só pagará aquele valor médio do quanto a sua obra vale naquele momento, e assim sucessivamente. Isso gera uma economia muito grande até seu final, já que você só pagará o preço justo do andamento da obra.

ITBI: O Imposto sobre bens imobiliários será emitido na área total do terreno, com isso divide-se entre todos os associados, e você pagará apenas a sua fração do que você estiver adquirindo, isso também gera uma economia muito boa. É como se você estivesse dividindo uma despesa com seus colegas, mas no caso, serão com todos os sócios (futuros moradores) da obra.

Documentação:  Ao assinar seu contrato de financiamento com o banco, logo de inicio, você já se torna dono de seu futuro imóvel, diferente do modelo comum de financiamento onde só será feito o financiamento ao final das obras, no credito associativo, você fará isso logo no inicio, isso mesmo! E terá que fazer todos os tramites de documentação, taxas com o banco, ITBI e despesas cartorárias (registro).

 OBS. O seu contrato com o banco serve como escritura para a emissão das taxas com a prefeitura e averbações do registro no cartório de registro de imóveis, mas tenha muito cuidado, muitas construtoras pagam o ITBI e Registro, mas não as taxas bancárias, tenha sempre uma reserva para eventuais imprevistos.


Desvantagens:
Como você se tornará um sócio da entidade financeira, os critérios para a aprovação são mais rigorosos, nome fichado no SPC e SERASA são barrados logo de inicio (como todo financiamento), são pedidos contra cheques atualizados, faturas de cartão de crédito (caso tenha), extrato de movimentação bancária, para profissionais autônomos e liberais será exigido o comprovante de imposto de renda, ou um contrato de prestação de serviços firmado em cartório (caso preste serviços liberais), avaliação poderá levar até 120 dias para a sua aprovação.

Outra coisa muito importante, é você sempre escolher uma construtora de confiança, pergunte para seu corretor, outras obras da mesma construtora, já que o banco exige uma média minima para o inicio do repasse da verba, tenha cuidado, esses primeiro grupo inicial pode demorar um pouco a ser fechado, então, observe as ações de marketing e vendas, pergunte como vão as negociações, e como encontra-se o andamento das obras, vale ressaltar que algumas construtoras adiantam o processo de construção com capital próprio, para depois os valores serem ressarcidos no decorrer das obras.

Caso o minimo de vendas exigidas já tenham sido negociadas, ou a construtora seja da mais alta confiança no mercado, fique tranquilo, logo logo você será chamado para assinar o seu contrato para a tão sonhada casa própria!





Autor: Cesar Augusto

Corretor de imóveis 

http://cesaraugustoimoveis.com.br

Comentários